domingo, 6 de setembro de 2009

CELULAS TRONCO

CELULAS TRONCO


O QUE SÃO CÉLULAS-TRONCO?
Células-tronco são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos e etc). Sua utilização é para fins terapêuticos. Elas existem em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e em células embrionárias na fase de blastócito.
• Células com grande capacidade de transformação celular (totipotentes)
• Capacidade de auto-replicação
• São encontradas em embriões, cordão umbilical e em tecidos adultos
TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO
Após fecundação do gameta feminino e masculino, se desenvolve em: 2 blastômeros, 4, 8, 16, mórula, blástula, gástrula, nêurula (embrião e feto).
Células na fase de blástula são extraídas e recebem estímulos para se diferenciar em diversos tipos de tecidos, que poderão ser usados para substituir órgãos humanos danificados (pâncreas, músculos, coração, etc).
Células-tronco adultas:
 Cordão umbilical
 Polpa dentária
 Líquido amniótico
 Medula óssea
Células-tronco embrionárias:
As Células-tronco adultas não são capazes de se diferenciar espontaneamente em todos os tipos de células humanas, mas podem ser induzidas. Além disso, elas perderem a capacidade de se diferenciar após certo tempo, o que inviabiliza a utilização destas células para uso terapêutico.
As células-tronco embrionárias podem se diferenciar espontaneamente em todos os tipos de tecidos.
CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS:
Podem se classificar de acordo com o tipo de células que podem gerar.
 Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias;
 Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
o Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens;
o Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
o Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.
INTERESSE NO USO DE CÉLULAS-TRONCO
 Biologia básica do desenvolvimento
 Estudo das doenças humanas em modelos animais
 Cultura de linhagem celular especializada
 Terapia Gênica
 Produção de linhagens celulares específicas para transplantes
CÉLULAS-TRONCO E SUAS APLICAÇÕES
 Em cirurgias plásticas reparadoras e estéticas
 Tratamentos de fertilidade
 Tratamento de diabetes
 Reconstituição de córnea
 Reposição de dentes
 Desenvolver medicamentos para doenças genéticas.
 Substituir tecidos doentes ou lesionados
 Transplantes
 Clonagem reprodutiva e terapêutica (É proibida em seres humanos).
 Etc. (Câncer, diabetes, Mal de Parkinson, cegueira, doenças renais, doenças hepáticas, distrofia muscular, doenças pulmonar, Alzheimer,...).
CÉLULAS-TRONCO NO BRASIL - Lei de Biossegurança:
 Em março/2005 – No Congresso Nacional, os deputados aprovaram a Lei de Biossegurança - Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, que no seu artigo 5º autoriza o uso de pesquisas com células-tronco embrionárias.
A Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005 estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio e dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB.
No entendimento desta Lei, os embriões utilizados nas pesquisas devem ser gerados em clínicas de fertilização e congelados há mais de 3 anos e/ou serem considerados sem qualidade para gerar um novo ser. O seu uso deve ser autorizado pelos genitores e pelo Conselho de Ética e Pesquisa da Instituição do cientista pesquisador (Universidades, laboratórios e serviços de saúde).
 A Lei de Biossegurança proíbe a clonagem terapêutica e reprodutiva.
 A Lei dos Transplantes de Órgãos proíbe a comercialização de material biológico.
Na pesquisa do IBOPE/2008, 75% da população é favorável as pesquisas; 25% concorda, mas impõe restrições e 5% discorda totalmente.
Art. 5º É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições:
I – sejam embriões inviáveis; ou
II – sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento.
§ 1º Em qualquer caso, é necessário o consentimento dos genitores.
§ 2º Instituições de pesquisa e serviços de saúde que realizem pesquisa ou terapia com células-tronco embrionárias humanas deverão submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa.
CIÊNCIA X RELIGIÃO
A Igreja Católica: Considera a destruição de embriões equivalente ao aborto. Ela acredita que a vida de uma pessoa tem início na fecundação, desta forma não há justificativa eticamente adequada para tal tipo de pesquisa. Em um comunicado emitido após o anúncio da clonagem de embrião humano, o Vaticano disse que a clonagem "nos leva a reafirmar que a vida humana começa já no primeiro instante em que se forma o embrião".
O Judaismo: A Lei Judaica (Halachá) não faz objeção ao uso de um embrião em estágio tão primário. “Um óvulo fertilizado in vitro não tem "humanidade".
A Igreja Ortodoxa: A Igreja Ortodoxa, principal religião da Rússia, condena a clonagem, mesmo para fins terapêuticos.
O Espiritismo: O Espiritismo concorda, em parte, com a utilização de células-tronco embrionárias, tendo em vista o seguinte:
 Não concorda: (só a Deus compete tirar a vida) porque após a retirada das células o embrião será sacrificado, configurando-se o aborto.
 Concorda: Há situações em que o embrião não vingará, ou seja, por variadas razões o espírito não reencarnará naquele corpo ou não se manterá nele - Estas seriam células-tronco da medula óssea ou do cordão umbilical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário